FANDOM

Ritsu Sohma, também conhecido por seu apelido Ri-chan, é um personagem recorrente em Fruits Basket e é o Macaco do zodíaco chinês. 

Ele é o único filho de Okami Sohma[1], a anfitriã das fontes termais da família Sohma, e está em treinamento para assumir a posição de sua mãe. Ele também é aluno do terceiro ano de uma faculdade particular.

Ritsu possui uma mania de desculpar-se por qualquer coisa, tem uma baixa auto-estima e uma tendência a reagir exageradamente. Ele se veste com roupas femininas porque sente menos pressão da sociedade.

Inicialmente, é confundido com uma mulher, por Tohru Honda, devido aos seus longos cabelos e seu traje[2].

No final, Ritsu ganhou autoconfiança para começar a se vestir como homem e cortou o cabelo. Ele também começou a namorar com Mitsuri, a assistente de Shigure[3].

Aparência Editar

Ritsu é um jovem de pele clara e porte médio. Possui cabelos lisos e castanhos claros, que vão até a altura dos seus ombros, e olhos castanhos. 

Ele é descrito como tendo uma beleza muito feminina e, muitas vezes, se veste de mulher, uma vez que o vestuário ajuda a acalmar seus nervos. Ele é frequentemente visto vestindo quimonos tradicionais de mangas compridas.

No final da série, Ritsu começou a vestir roupas masculinas e cortou o cabelo até a nuca[3].

Personalidade Editar

Ritsu é muito tímido e possui inúmeras inseguranças. Ele tem um complexo de inferioridade e graves problemas de auto-estima. Também costuma se desculpar freneticamente o tempo todo, mesmo por coisas que não são culpa dele, pois acredita que é inútil e que não possui qualidades.

Ritsu também sofre de ansiedade e está constantemente à beira de ter um colapso mental. Sempre que comete um pequeno erro ou recebe a menor queixa, isso gera um pedido de desculpas, choro e grito. E, até mesmo, tentativas de suicídio.

Ele tem poucas habilidades sociais e, as vezes, não consegue ler bem a situação, por isso está propenso a dizer exatamente a coisa errada para as pessoas. Apesar disso, Ritsu é muito bondoso e está sempre pensando nos outros, mas é inseguro e não acreditar que poderia ajudar alguém. 

Embora inicialmente sentisse que não tinha nenhum propósito na vida, ele foi inspirado por Tohru a deixar as coisas acontecerem no seu tempo, incluindo encontrar seu próprio amor e a coragem de viver orgulhosamente como homem[4].

História Editar

Durante sua infância, Ritsu teve que se esforçar mais do que os outros quando se tratava de escola e atletismo, a fim de acompanhar todo mundo. Por causa disso, ele cresceu sendo chamado de inútil pela maioria dos adultos da família. 

Seus pais pediram desculpas por tudo em nome de Ritsu, mesmo que não fosse culpa deles. Sentindo-se inútil para os pais, ele decidiu se vestir como uma garota para se sentir mais confortável em casa e ao redor deles, mas isso apenas os fez se desculpar ainda mais[5]. Ambos os pais sofrem de ansiedade e, devido à genética da família, o Ritsu a herdou.

Kureno Sohma mencionou que Ritsu teve o mesmo sonho sobre Akito Sohma quando foi concebida, mas aparentemente era jovem demais para se lembrar ou entender[6].

Referências Editar

  1. Fruits Basket, capítulo 18
  2. Fruits Basket, capítulo 44
  3. 3,0 3,1 Fruits Basket, capítulo 136
  4. Fruits Basket, capítulo 45
  5. Fruits Basket 2019, episódio 19
  6. Fruits Basket, capítulo 98